Fundamentação Teórica

Para construção do conhecimento econômico é fundamental a interação com paradigmas diversos e noção dos diferentes contextos em que foram produzidos. Os postulados e a sustentabilidade de cada axioma teórico perpassam pela fundamentação histórica e filosófica. Desta forma, compreende-se que o diálogo permanente entre as diversas áreas do pensamento econômico, constitui-se numa necessidade imperativa ao estudante do curso de Ciências Econômicas na consolidação do seu saber cientifico.

A ideia parte da realização de seminários e debates quanto a assuntos específicos que tratarão desde a obra de determinado estudioso até temas de maior abrangência no campo econômico e seus desdobramentos no direito, história, contabilidade, filosofia, administração, matemática e qualquer ciência que participe da construção de uma proposta de desenvolvimento social, econômico, etc.

A principal fundamentação teórica é a Nova Diretriz Curricular do Curso de Ciências Econômicas que reafirma a essencialidade da pluralidade teórica na formação. Nesse sentido, é bom lembrar um dos trechos do Parecer 95/2007 desta Diretriz:

Assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Ciências Econômicas devem refletir uma dinâmica que atenda aos diferentes perfis de desempenho a cada momento exigidos pela sociedade, nessa “heterogeneidade das mudanças sociais” sempre acompanhadas de novas e mais sofisticadas tecnologias, a exigir “contínuas revisões do projeto pedagógico de um curso para que ele se constitua a caixa de ressonância dessas efetivas demandas, através de um profissional adaptável e com a suficiente autonomia intelectual e de conhecimento para que se ajuste sempre às necessidades emergentes" (p. 28). Com isso fica evidente o quanto ações como esta que propomos vai ao encontro das ações curriculares recomendadas pelas Diretrizes, possibilitando aos discentes e docentes uma revisão constante do debate econômico nas suas várias dimensões.

Buscar neste blog

Seguidores