Composição do Projeto
Fundamentação Teórica
Para construção do conhecimento econômico é fundamental a
interação com paradigmas diversos e noção dos diferentes contextos em que foram
produzidos. Os postulados e a sustentabilidade de cada axioma teórico perpassam
pela fundamentação histórica e filosófica. Desta forma, compreende-se que o
diálogo permanente entre as diversas áreas do pensamento econômico, constitui-se
numa necessidade imperativa ao estudante do curso de Ciências Econômicas na
consolidação do seu saber cientifico.
A ideia parte da realização de seminários e debates quanto a
assuntos específicos que tratarão desde a obra de determinado estudioso até
temas de maior abrangência no campo econômico e seus desdobramentos no direito,
história, contabilidade, filosofia, administração, matemática e qualquer ciência que participe da construção de uma proposta de desenvolvimento
social, econômico, etc.
A principal fundamentação teórica é a Nova Diretriz Curricular do
Curso de Ciências Econômicas que reafirma a essencialidade da pluralidade
teórica na formação. Nesse sentido, é bom lembrar um dos trechos do Parecer 95/2007
desta Diretriz:
Assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Ciências Econômicas devem refletir uma dinâmica que atenda aos diferentes
perfis de desempenho a cada momento exigidos pela sociedade, nessa
“heterogeneidade das mudanças sociais” sempre acompanhadas de novas e mais
sofisticadas tecnologias, a exigir “contínuas revisões do projeto pedagógico de
um curso para que ele se constitua a caixa de ressonância dessas efetivas
demandas, através de um profissional adaptável e com a suficiente autonomia
intelectual e de conhecimento para que se ajuste sempre às necessidades
emergentes" (p. 28). Com isso fica evidente o quanto ações como esta que
propomos vai ao encontro das ações curriculares recomendadas pelas Diretrizes,
possibilitando aos discentes e docentes uma revisão constante do debate
econômico nas suas várias dimensões.