Resumo e Informações Relevantes para Avaliação da Proposta


Resumo

Este projeto discutirá temas sobre a gênese, a atualidade e fronteiras da Ciência Econômica, objetivando contribuir para formação plural e atualizada. Especificamente procurará estimular a reflexão sobre a economia. A atividade justifica-se por ampliar as ações do processo de ensino-aprendizagem e analisar conteúdos que não são aprofundados nas disciplinas, no intuito de ofertar uma ampla formação aos alunos. Além de uma forte relação com o ensino, a proposta mantém uma interface privilegiada também com as atividades de pesquisa e extensão, pois permite ampliar o leque de referências teórico-metodológicas e socialização da produção científica da UESB e de convidados. Tendo como público alvo os discentes e docentes do curso, mas também a comunidade em geral, a atividade será estruturada com a realização de seminários. Estão previstos nove encontros, com palestrante e comentador para iniciar o debate. Os resultados esperados é a constituição de um espaço permanente de reflexão e atualização no curso de Ciências Econômicas. A avaliação da atividade será efetuada pelos ouvintes (qualidade, importância das informações, duração, infraestrutura, sugestões e críticas) e pela equipe executora (processualmente, visando adequá-las aos objetivos estabelecidos). Por fim, tal projeto favorece o atendimento das Novas Diretrizes Curriculares, como também, oportuniza alunos cumprirem as atividades extracurriculares.

Informações Relevantes para Avaliação da Proposta

O Curso de Economia DCSA/UESB vive um momento de inflexão em função do aumento de professores com dedicação exclusiva e em processo de doutoramento, tal situação lastreia um processo de profundas transformações que passa por metas ambiciosas de alterar profundamente a ação pedagógica e constituir núcleos de pós-graduação em Economia no médio prazo. Nesse sentido, a criação de projetos como este, constitui ferramenta importante para consolidar tais metas.


A implementação do 'Ciclo de Debates' será mais uma referência do curso de Ciências Econômicas da UESB. Primeiro, por fazer parte de um conjunto ousado de estratégias de qualificação acadêmica de médio e longo prazo. Especialmente, considerando-se que, aproximadamente, 67% de seus professores estão sendo qualificados em nível de doutoramento e nossos alunos concluintes terem sido premiados em todas as versões do Prêmio Economista Jairo Simões do CORECON–BA. Segundo, por ser este um desejo do corpo docente e discente do curso de Economia da UESB, que encara o programa como um instrumento fundamental na determinação de ampliação da qualidade e capacidade teórica e prática de seus egressos. Por fim, deve-se destacar o fato da proposta privilegiar um curso noturno, gerando condições de ofertar mais qualidade acadêmica também para este turno.

Buscar neste blog

Seguidores