Relação Ensino, Pesquisa e Extensão

A proposta que ora apresentamos visa complementar, subsidiar e estimular as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Com ensino ela se relaciona complementando os assuntos tratados nas disciplinas, desde quando o tempo atribuído as mesmas não é suficiente para abarcar a totalidade do pensamento econômico, os temas emergentes e uma adequada relação com outros campos do saber. Assim, a oportunidade de apresentar temas e autores que são vistos superficialmente ao longo do curso garante o aspecto de complementariedade com o ensino.

A proposta mantém uma interface privilegiada também com as atividades de pesquisa, pois permite ampliar o leque de referências téorico-metodológicas para as investigações de docentes e discentes, bem como refletir sobre temas emergentes. Dessa forma, 'O ciclo de debate sobre o pensamento econômico' tem uma vocação de ser uma grande vitrine, despertando dúvidas e mostrando possibilidades para os investigadores do curso e da universidade. Além disso, deve-se destacar que ‘o ciclo de debate sobre o pensamento econômico’ será um 'lócus' de socialização da produção científica dos professores e técnico-administrativos da UESB, pois permitirá espaço e audiência para a reflexão de monografias, dissertações, teses e demais resultados da pesquisa acadêmica.

No que diz respeito à extensão, a atividade oportuniza o conhecimento de experiências realizadas em outros espaços, possibilitando a sua adequação e replicação em nosso contexto, bem como a abertura de oportunidades para que a comunidade possa participar/conhecer do debate econômico. Deve-se considerar que com ampliação dos temas sócios-econômicos tratados no curso aumenta as possibilidades de intervenção na realidade.


Por fim, deve-se salientar que tal iniciativa favorece o atendimento das Novas Diretrizes Curriculares nos quesitos referentes à pluralidade do pensamento econômico, como também, oportuniza alunos cumprirem as atividades extracurriculares na área de sua formação.

Buscar neste blog

Seguidores