Composição do Projeto
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão
A proposta que ora apresentamos visa complementar, subsidiar e
estimular as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Com ensino ela se relaciona complementando os assuntos tratados
nas disciplinas, desde quando o tempo atribuído as mesmas não é suficiente para
abarcar a totalidade do pensamento econômico, os temas emergentes e uma
adequada relação com outros campos do saber. Assim, a oportunidade de
apresentar temas e autores que são vistos superficialmente ao longo do curso
garante o aspecto de complementariedade com o ensino.
A proposta mantém uma interface privilegiada também com as
atividades de pesquisa, pois permite ampliar o leque de referências
téorico-metodológicas para as investigações de docentes e discentes, bem como
refletir sobre temas emergentes. Dessa forma, 'O ciclo de debate sobre o
pensamento econômico' tem
uma vocação de ser uma grande vitrine, despertando dúvidas e mostrando
possibilidades para os investigadores do curso e da universidade. Além disso,
deve-se destacar que ‘o ciclo de debate sobre o pensamento econômico’ será um
'lócus' de socialização da produção científica dos professores e
técnico-administrativos da UESB, pois permitirá espaço e audiência para a
reflexão de monografias, dissertações, teses e demais resultados da pesquisa
acadêmica.
No que diz respeito à extensão, a atividade oportuniza o
conhecimento de experiências realizadas em outros espaços, possibilitando a sua
adequação e replicação em nosso contexto, bem como a abertura de oportunidades
para que a comunidade possa participar/conhecer do debate econômico. Deve-se
considerar que com ampliação dos temas sócios-econômicos tratados no curso
aumenta as possibilidades de intervenção na realidade.
Por fim, deve-se salientar que tal iniciativa favorece o
atendimento das Novas Diretrizes Curriculares nos quesitos referentes à
pluralidade do pensamento econômico, como também, oportuniza alunos cumprirem
as atividades extracurriculares na área de sua formação.