Composição do Projeto
Justificativa
O Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste
da Bahia tem por objetivo dar aos alunos uma sólida formação profissional num
ambiente de pluralidade teórico-metodológico. No entanto, o conteúdo e a carga
horária das disciplinas trabalhadas, de forma geral, encontram dificuldades de
abarcar temas emergentes e atuais do nosso campo do saber. Assim, acabam por
limitar a visão da área de estudo como um todo.
Além disso, no curso de Ciências Econômicas na Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), observamos que a abordagem dos clássicos,
na maioria das vezes, se restringe às interpretações de Adam Smith e David
Ricardo. Mais a frente no curso, a exposição da visão de Jonh Maynard Keynes,
também induz a pensar que sua interpretação seja uma espécie de palavra final
quanto aos pontos tratados. Outros pensadores, apesar de citados no decorrer
destes mesmos semestres, não vão além de meras menções sobre pequenas
contribuições e / ou controvérsias quanto à interpretação de dados segmentos.
Alfred Marshall, Léon Walras, Vilfredo Pareto, Joan Robinson,
Thorstein Veblen, Karl Polanyi e outros, são exemplos dos pensadores
mencionados e não aprofundados em razão das questões inicialmente citadas.
Referências como Michal Kalecki, Josef Alois Schumpeter, Milton Friedman, Jonh
Kenneth Galbraith, Raul Prebisch, Rômulo Almeida, Luiz Razeto, por vezes,
apenas ganham poucos instantes de destaque no espaço de tempo das aulas.
As leituras de Smith, Ricardo, Keynes e outros cientistas
destacados, por mais relevantes que sejam na fundamentação da economia enquanto
ciência não pode ser percebida pelos discentes como o limite do conhecimento ou
a única interpretação precisa de qualquer ponto estudado. Dessa forma,
percebemos como imprescindível o fomento ao conhecimento de outros estudiosos e
as contribuições trazidas por esses à nossa ciência.
Tais limitações não se restringem ao curso de economia da UESB,
prova disso é que a LDB de 1996 indicou a necessidade de flexibilizar as
matrizes curriculares e as Novas Diretrizes Curriculares do curso de Ciências
Econômicas permite a utilização de 240 horas como atividades extracurriculares
para formação dos discentes. Tais medidas ampliam o lócus das ações do processo
de ensino-aprendizagem das atividades de sala de aula e recomendam a análise de
conteúdos que não estejam inseridos nas disciplinas.
Daí justifica-se atividades como a que apresentamos para tratarmos
de temas emergentes como economia solidária, econofísica, economia de serviços,
governança econômica, bem como autores tais Elinor Ostrom, uma das vencedoras
do Prêmio Nobel de Economia da edição 2009; complementando o leque de ações do
curso no intuito de alcançar o objetivo de ofertar uma sólida e plural formação
aos alunos.