terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Origem do Projeto






Desde o início de nossa formação no curso de ciências econômicas, percebíamos a necessidade de se dialogar com os pensadores de destaque no campo a fim de se alcançar uma percepção crítica dos fatos que circundam a economia mundial e seus reflexos na sociedade.

Num primeiro momento, em conversas informais com docentes do curso, tínhamos como retorno uma concordância quanto a tal necessidade e sua viabilidade. No entanto, não víamos um movimento em seu favor na academia. Noutra conversa informal, em um ponto de ônibus, o docente Marco Antônio Longuinhos, além de concordar, incitou a reivindicação por parte de nós discentes quanto à efetivação de tal movimento.


Em uma reunião de amigos, Edirlei Pereira Couto, Herberson Sousa Silva e Vinícius Barbosa de Moraes, alunos do curso, decidiram pôr no papel tal ideia e levantar a discussão desta na academia. Elaborado o projeto formal, denominado Pensamento Econômico: Gênese e Atualidade foi apresentado ao colegiado do curso e discutido com os docentes a paralisação das aulas a cada 21 dias, para a realização de encontros que abordassem um economista como tema de discussão, apresentando suas principais ideias e buscando motivar a pesquisa nos presentes a estes encontros.

Após os acertos necessários, foi marcado o primeiro evento tendo como tema a obra do economista austríaco Joseph Alois Schumpeter. Voluntariamente, o citado provocador de tal movimento, professor Marco Antônio Longuinhos, se predispôs a no dia 30 de setembro de 2009, tratar o tema e expor a platéia os pontos de maior relevância na obra deste economista sendo que, como previsto no projeto, abrir-se uma discussão para questionamento dos presentes quanto ao tema tratado.

No segundo encontro marcado para o dia 13 de novembro de 2009, com exposição efetuada pelo professor do curso de história Carlos Alberto Pereira Silva, foi tratado não somente os escritos de determinado pensador, mas sim uma reflexão quanto aos acontecimentos que dirigem nossa sociedade em busca de um crescimento econômico sem freios e que refletem em todas as ações, suas impressões positivas, além de seus rastros negativos num curto ou longo prazo. Tal discussão foi intitulada de “DESdesenvolvimento: uma noção pertinente para um tempo novo”. Mais uma vez, além da apresentação do trabalho do docente citado, foi aberta aos presentes a participação e levantamento de interpretações sobre o tema.

No dia 24 de novembro de 2009 tivemos a grata satisfação de contar com a presença do renomado professor João Paulo de Almeida Magalhães. Este foi responsável pela palestra intitulada “O que fazer depois da crise: a contribuição do desenvolvimentismo keynesiano”, título de seu livro. A discussão foi aberta aos presentes, oportunizando uma discussão sobre os caminhos percorridos pelo Estado numa busca contínua pelo desenvolvimento e seus entraves teóricos e práticos.

Em dezembro de 2009, numa conversa com professor Gildásio Santana Júnior, este informou sobre a abertura de um edital que possibilitava acesso a uma verba federal que viabilizaria trazer professores de outras universidades para nossos encontros e dessa forma ampliar a gama de temas a serem tratados, além de possibilitar resultados mais abrangentes.

Os discentes envolvidos com o projeto inicial e em resposta a percebida necessidade de se ampliar ainda mais o âmbito de discussão dos temas abordados, sugerem a modificação do título do projeto para Pensamento Econômico: Gênese, Atualidade e sua Interdisciplinaridade, incluindo dessa forma uma leitura dos acontecimentos econômicos por diferentes frentes de análise.

Numa verdadeira lapidação do projeto inicial, o professor Gildásio melhorou a proposta, acrescentando os dados necessários para inscrição no edital e o enviou para avaliação em dezembro de 2009. No dia 17 de março de 2010 recebemos a informação de aprovação do projeto e que, a partir de agora, poderíamos contar com uma limitada verba para trazermos professores de outras academias.

Ainda contando com recursos locais, foi realizado no dia 30 de março de 2010 um novo encontro que contou com a apresentação dos docentes Sócrates Menezes do Departamento de Geografia e Marineide Silva do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, tratando sobre o tema“Desemprego”, numa exposição mais ampliada de seus reflexos sociais, contando com mais um debate aberto aos presentes.

No dia 06 de maio de 2010 e já contando com os recursos disponibilizados, é a realizada a exposição do trabalho do professor Sandro Cabral da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, tendo como tema “A provisão dos serviços públicos a partir da teoria dos custos de transação”. Foram apresentados, além de pontos referentes ao tema citado, pontos e percepções de trabalhos deste professor reconhecidos internacionalmente. Esta apresentação contou, além de um debate com os presentes, com a possibilidade de se perceber como leituras do campo econômico científico podem realinhar visões sobre temas aparentemente não inseridos no usual âmbito de estudo.


0 comentários :

Postar um comentário

Buscar neste blog

Seguidores