Composição do Projeto
sábado, 14 de abril de 2012
Carta ao ERECO Maceió-AL 2012
Carta
dos Estudantes do Curso de Ciências Econômicas
Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB
Delegação
do CA Celso Furtado
A
delegação saúda a todas e todos participantes do Encontro Regional dos
Estudantes de Economia, da Região Nordeste, na pessoa do representante do
CAECO, [Chapa Fortalece Aí]. Ao fazê-lo, estendemos ao corpo Acadêmico da
Universidade Federal de Alagoas [UFAL], de maneira especial ao corpo
discente/docente. Oportunamente, saudamos também o Departamento de Ciências
Sociais Aplicadas, Colegiado de Economia e a Reitoria pela disposição em
colaborar com este singular encontro. Aos nossos anfitriões [sede] nossos
sinceros agradecimentos pela hospitalidade e carinho.
Esta delegação [Estudantes do Curso de
Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB], devidamente
credenciada e com participação ativa no ERECO (2012), sentimos a necessidade de
avaliar coletivamente o encontro e, a partir de exposições individuais de cada membro
da delegação, manifestar nossa opinião. Portanto, sentimo-nos bastante a
vontade para analisar o encontro e, deste modo, tecer considerações acerca da
organização, funcionamento e conteúdo das atividades do Encontro Regional dos
Estudantes de Economia:
- Consideramos
que a prossecução das atividades desenvolvidas neste encontro atendeu satisfatoriamente
todas as necessidades demandadas pelos estudantes que compõem a delegação
da UESB [Ciências Econômicas], conforme dispõe o propósito constitutivo do
escopo do projeto;
- Entendemos
que as ações programáticas do ERECO foram desenvolvidas de forma
organizada, responsável e eficiente, atendendo as expectativas objetivas e
subjetivas de nossa delegação. Aliás, o que é raro pelo próprio caráter
subjetivo da satisfação;
- Avaliamos
que o ERECO-Maceió apresentou uma relação de especialistas, com estudos
acerca dos temas propostos, de varias matizes teóricas para tratar de
fenômenos adstritos ao campo das Ciências Econômicas visando elucidar os
mecanismos constitutivos da crise europeia e EUA e seus impactos, em maior
ou menor escala, na economia brasileira e seu rebatimento [a curto e médio
prazo] na economia nordestina;
- Ponderamos
que todos os palestrantes que apresentaram seus trabalhos-estudos [mesas,
minicursos, GD’s e GT’s] o fizeram de forma acessível a partir do
dialogo-interação com a realidade educacional dos estudantes, optando sempre
por uma metodologia pedagógica que visava consubstanciar o
ensino-aprendizado desenvolvido em todos os lócus [Faculdade] sem
desprezar a importância dos respectivos fundamentos teóricos. Ao contrário,
notamos que houve, na maioria das falas dos palestrantes, o cuidado para a
não utilização da cultura do economicismo [conteúdista e pragmático] em
decorrência do curso ser bacharelado;
- Entendemos
que o espaço destinado às apresentações de trabalhos científicos
representa uma oportunidade importante para graduandos e graduados apresentarem
publicamente o resultado parcial ou conclusivo de suas pesquisas e, assim,
fomentar debates, incentivar atividades de pesquisa e contribuir com o
desenvolvimento das Ciências Econômicas;
- Consideramos
que as Ciências Econômicas não devem se limitar ao conceito modal de
alocação racional dos recursos escassos, visando exclusivamente o
crescimento/desenvolvimento da riqueza da nação [privada], em detrimento
da pauperização do tecido social com a precarização resultante do
assalariamento das trabalhadoras e trabalhadores;
- Consideramos
que o ERECO contribuiu para o aprendizado mais eficiente, pois, no que
pese saber que o curso de Ciências Econômicas não possui um aporte teórico
pedagógico por não ser licenciatura, portanto, voltado para o magistério,
precisamos internalizar um novo um ambiente factível aos estudantes, que
seja capaz de realizar a contracultura ao academicismo deslocado da realidade
[lócus da práxis] da maioria absoluta dos estudantes em função do seu caráter
contraproducente que, infelizmente, ainda permeia nossas instituições de
ensino superior;
- Avaliamos
que todos os espaços utilizados pelo ERECO estão em conformidade com o
projeto pensado e organizado pelo CA de Ciências Econômicas da
Universidade Federal de Alagoas [UFAL], sem nenhum prejuízo ou
comprometimento de parte ou integral de suas estruturas;
- Refletimos
que todas as atividades culturais desenvolvidas no âmbito da programação cultural
do ERECO-Maceió (2012) estão em intensa relação com o ambiente cultural
nordestino da juventude, na perspectiva de resignificar conceitos subsumidos
pelas ações mercantis da indústria da música que vem adulterando o teor semântico
da musica nordestina, pois, visa plasmar um tipo de “música” descartável
apta para a cultura de massificação, de outra maneira, subvertendo seu
conteúdo literário regional e transformador.
Diante
do exposto, nós estudantes, sentimo-nos desejosos de que os próximos encontros
possam ocorrer com o mesmo espírito livre, democrático, teórico e lúdico como
este evento realizado em Maceió. Também possa absorver nossas sugestões e
disposições para continuar colaborando com a formação intelectual dos estudantes
do curso de Ciências Econômicas, futuros cientistas sociais.
Maceió,
08 de abril de 2012.
Subscrevem
este documento:
1.
|
Ana Cristina Melo
|
2.
|
Daiane Teixeira dos Santos
|
3.
|
Engels Oliveira Rocha
|
4.
|
Gabriela Meneguitte de Oliveira
|
5.
|
Herberson Sousa Silva
|
6.
|
Iago Fernandes Botelho e Silva
|
7.
|
Igor Nogueira Mirante
|
8.
|
Jonathan Izaias Vieira Lopes
|
9.
|
Leandra Pereira da Silva
|
10.
|
Pedro Henrique Lopes
|
11.
|
Sandra Schwaab
|
12.
|
Sara Andrade de Oliveira
|
13.
|
Taís Varges Freitas
|
14.
|
Vinícius Barbosa de Moraes
|
15.
|
Vinícius Ribeiro Nolasco
|
0 comentários :
Postar um comentário