segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Determinantes da Presença de Público no Campeonato Baiano de Futebol


DETERMINANTES DA PRESENÇA DE PÚBLICO NO CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL: Uma Abordagem Econométrica


*por Leandro do Prado Ribeiro



RESUMO

Há vários anos, os clubes baianos de futebol profissional enfrentam dificuldades em conseguir atrair público para os estádios e, consequentemente, em fomentar a renda oriunda das bilheterias das partidas. Isto acaba dificultando a contratação de jogadores dotados de nível técnico mais apurado, o que prejudica a qualidade do espetáculo esportivo e afugenta os torcedores dos estádios. A par desses desafios, esta investigação, metodologicamente estruturada nas Pesquisas Exploratória e Descritiva, bem como nos Métodos Comparativo, Estatístico e Estruturalista, procurou construir um modelo econométrico que contemple as principais variáveis com capacidade para influenciar a ida dos torcedores baianos aos campos de futebol. Para isso, foram inseridas na análise de regressão cinco grupos de variáveis, a saber: econômicas, de desempenho, de qualidade esperada, uma de cunho geográfico e outra de escopo temporal.  Os coeficientes estimados para cada uma destas variáveis, assim como os testes de significância, denotaram que elas detêm, com maior ou menor nível de intensidade, certo poder de influência sobre a determinação da quantidade de público presente aos jogos do campeonato baiano de futebol.

Palavras-chave: Campeonato Baiano de Futebol. Modelo Econométrico. Público nos Estádios.

Link do trabalho completo:


Obs.: O louco do Judeu (o autor) arrancou TRÊS 10 da banca...isso aqui é um baita manual de monografia...



*Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

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