segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Produção de Mamona e Bioenergia


PRODUÇÃO DE MAMONA E BIOENERGIA: Uma análise sobre a participação da agricultura familiar baiana no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB)

*por Gilmendes dos Anjos Silveira

RESUMO

Com a implementação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), foram ampliados os objetivos do Governo Federal em fomentar e consolidar a produção nacional de biocombustível no país. Nesse caso, a proposta inicial foi a de estimular a inserção da agricultura familiar em sua cadeia produtiva, fato que, conforme o planejado, viria a promover a inclusão social e a geração de renda para essa categoria de produtores rurais. No caso da Bahia. A proposta do governo estadual, em parceria com o governo federal, seria a de promover a produção de biodiesel a partir do cultivo da mamona, em regime de agricultura familiar no estado. Proposta que se apresentou viável, devido à rusticidade da cultura de mamona e à representatividade desse grupo social nas economias das pequenas cidades do interior do estado. A falta de estrutura produtiva e organização cooperada entre os produtores, bem como, a concentração da produção de biodiesel a partir da soja, foram apontados como os principais entraves ao estímulo da produção da mamona, sendo que as dificuldades em desenvolver seu cultivo, nos moldes do PNPB, traria a tona problemas historicamente enfrentados pelos agricultores familiares, tanto na produção, quanto na comercialização de sua produção agrícola. Esse estudo, portanto, foi direcionado para o caso da produção de mamona na Bahia, através da participação dos agricultores familiares no PNPB, tendo em vista que o estado já apresenta uma relativa estrutura para produção dessa oleaginosa. Diante disso, foram analisados os impactos decorrentes da adoção de políticas públicas para produção de biodiesel, voltadas para reestruturação da cultura da mamona, além do ambiente de produção e oferta de biodiesel no estado da Bahia, que dependerá da elaboração de políticas públicas que sejam capazes de promover a produção pelos agricultores familiares, permitindo um aumento da estrutura produtiva dos mesmos e sua contribuição no crescimento do PIB nas economias locais, bem como ao fornecimento de insumos para atender aos objetivos do PNPB.

Palavras-chave: Agricultura familiar na Bahia; Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB); Cadeia produtiva do biodiesel na Bahia.



Link do trabalho completo:




*Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

0 comentários :

Postar um comentário

Buscar neste blog

Seguidores